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Actividade na reabilitação urbana cresceu 18% em Novembro

A actividade de reabilitação urbana em Portugal cresceu 18% segundo a informação recolhida no inquérito da AICCOPN - Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas referente ao mês de Novembro, em comparação com o mês precedente.

Também a evolução da carteira de encomendas na reabilitação urbana, medida pela opinião dos empresários, observou sexta subida mensal consecutiva, em Novembro, ao registar uma variação de 10,1% face ao mês anterior.

No entanto, desde o início do ano e até ao final de Outubro, foram licenciadas 5.256 obras de reabilitação urbana, o que representa uma redução de 1,1% em termos homólogos.

A região de Lisboa foi a única a apresentar uma variação positiva face ao ano anterior, com 652 li9cenças emitidas este ano.

Segundo a AICCOPN, o programa de vistos Gold captou um investimento estrangeiro imobiliário no valor de 90 milhões de euros no passado mês de Novembro, superando os mil milhões de euros desde Outubro de 2012.
(17/12/2014/Fonte : Diário Económico)

Cofidis compra Banif Mais por 410 milhões de euros

Banco liderado por Jorge Tomé aproveita encaixe para reforçar rácios de capital e vai manter parceria com Banif Mais para o financiamento automóvel.

A francesa Cofidis Participations vai comprar o Banif Mais por mais de 400 milhões de euros, anunciou hoje o banco liderado por Jorge Tomé, em comunicado enviado à CMVM.

A operação, que está ainda sujeita a autorizações dos reguladores, incide sobre 85,92% do Banif Mais, que detém 100% do Banco Banif Mais, dedicado ao crédito especializado.

Com o encaixe de 410 milhões de euros, o Banif consegue um aumento significativo dos seus rácios de capital: de 100 pontos-base no rácio Common Equity Tier 1 e de 131 pontos base no rácio 'fully implemented'.

"O Banif irá manter com o Banco Banif Mais SA a parceria estratégica de distribuição e 'cross-selling' para a área do crédito especializado ao financiamento de veículos.(12/12/2014/Fonte : Diário Económico)

Carros anteriores a 2000 e 1996 proibidos no centro de Lisboa a partir de 15 de Janeiro

Os carros anteriores a 2000 e a 1996 vão estar proibidos de circular das 07:00 às 21:00 durante os dias úteis no centro de Lisboa, a partir de 15 de Janeiro do próximo ano, informou hoje o município.

Em comunicado, a autarquia esclareceu que as restrições para veículos anteriores a 2000 respeitam à zona 1, que vai desde o eixo da Avenida da Liberdade à Baixa (limitada a norte pela Rua Alexandre Herculano, a sul pela Praça do Comércio e abrangendo a zona entre o Cais do Sodré e o Campo das Cebolas).

"Admite-se, no entanto, o atravessamento desta zona entre a Rua das Pretas e a Praça da Alegria, e na Rua da Conceição, como ligações entre colinas", refere a proposta aprovada em reunião camarária no final de Outubro.

Já os carros anteriores a 1996 serão impedidos de circular na zona 2 (definida pelos limites Avenida de Ceuta, Eixo Norte-Sul, Avenidas das Forças Armadas, dos Estados Unidos, Marechal António Spínola, do Santo Condestável e Infante D. Henrique).

As normas enquadram-se na terceira fase das Zona de Emissões Reduzidas (ZER), após a segunda fase ter sido implementada em 2012 e a primeira criada em 2011.

O objectivo é "reduzir as concentrações de poluentes na zona central, nomeadamente na Avenida da Liberdade", afirmou o diretor municipal de Mobilidade e Transportes, Tiago Farias, citado na mesma nota.

De acordo com Tiago Farias, as ZER visam ainda uma "redefinição da circulação do trânsito" na cidade, assim como "promover os modos ativos - andar a pé e de transportes públicos".

A Câmara adianta que na manhã de quinta-feira foi realizada, em parceria com a Polícia Municipal, a Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa, uma acção de sensibilização dos condutores, junto à Praça dos Restauradores, na qual se explicaram as alterações.

Segundo Francisco Ferreira, responsável por um estudo da FCT sobre as ZER, realizado entre 2011 e 2012, "os valores [atuais] ainda excedem os limites máximos estabelecidos pela União Europeia", quanto às emissões poluentes de partículas e dióxido de carbono, o que, a seu ver, se deve em grande parte ao tráfego automóvel.

Assim, a terceira fase "deverá significar uma melhoria da ordem dos 10%, em termos de redução dos níveis" de poluição, defendeu Francisco Ferreira, citado no comunicado.

Exceptuam-se, a estas restrições, os veículos de emergência, históricos, de residentes, de polícia, militares, de transporte de presos, blindados de transporte de valores, os carros a gás natural, GPL e os motociclos.

Também os táxis terão um período de excepção, entre 15 de Janeiro e 30 de Junho de 2015.
(06/12/2014/Fonte : Jornal de Negócios)

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